Sabia que todo mundo carrega um “idiota interior”? Oi?? Calma! Vou explicar! Existe uma programação mental nas pessoas que fazem elas acharem que estão no caminho correto, mas quando estão prestes a destravar sonhos e dar um passo pra frente acabam por… dar dois passos pra trás! Se você acha que a vida é assim mesmo e não tem o que fazer, saiba que você pode dar um fim nesse idiota interior.
Talvez você já saiba disso, mas nosso cérebro é como um computador, que aceita uma programação inconsciente que fazemos nele. Essa programação nem sempre é boa. Na verdade todo mundo tem um “idiota interior” que “programa” as coisas mais estranhas que podem existir na mente.
E da mesma forma que temos um “programa ruim”, também temos um “piloto automático” que toma decisões com base nessas programações idiotas. Veja que muita gente pode ser boa em uma área, mas em outra é um completo desastre! Esse é um indício de que é o piloto automático idiota agindo em algumas situações em que ela não domina.
E se você não se mexe para mudar, continua com essa dupla idiotice! Mas como mudar essa programação ruim, sair do piloto automático e se livrar desse idiota interior?
A programação mental: onde nasce o idiota interior
Cerca de 70% do que fazemos no dia a dia é automático. Por exemplo, ao acordar você boceja, ao se levantar, se espreguiça, etc. Também, o seu corpo funciona sem que você tenha consciência de que está respirando ou com o coração batendo.
Muita coisa na vida fazemos sem pensar muito, até distraídos com outras atividades. Essa programação automática geralmente não é feita por você, mas boa parte dela vai sendo criada ao longo da sua vida ao absorver o que outras pessoas falam, pensam e sentem (falamos um pouco mais sobre isso no artigo As 3 sombras externas)! E essa programação não combina com desejos racionais.

Para você atingir o que você sonha ou quer na vida, seja conquistas materiais, prosperidade ou realizações, só é possível com uma nova programação mental nos seus termos, ou seja, uma programação mental que você faz e não os outros, de forma a você se livrar desse idiota interior.
Importante saber que o cérebro age como uma antena, e a mente, como uma estação de rádio. Assim, o cérebro está a serviço da mente, é ela que comanda tudo em você. Acontece que o nosso cérebro, como instrumento biológico construído ao longo de milhares de anos de evolução da humanidade desde a pré-história, não gosta de perder energia.
Então ele cria protocolos, de forma que não precise repetir muita coisa, já fica pré-preenchido, como uma pesquisa Google em que você vai digitando e já vai aparecendo as sugestões.
Assim, a programação do cérebro é feita basicamente para otimizar, automatizar e ganhar tempo e economizar energia, criando hábitos ou micro hábitos que estão ligados a nossa ação, comportamento e às reações. E o conjunto de várias rotinas automáticas vai criando nosso “sistema operacional”, deixando-nos livres para outras coisas (que costumam ser não tão boas).
E aí que está o problema: quem se deixa levar por todas as sugestões que o mundo lá fora quer te dar, acaba alimentando essa programação ruim, deixando cada vez mais preso numa dependência, o que dificulta a dar um fim no idiota interior. Mas ainda há uma esperança…
Como posso tomar o controle da programação mental?
É possível “reprogramar” o cérebro, para que ele fique alinhado com o lado bom da sua mente, ou seja, que ele possa te ajudar a agir em direção dos seus objetivos de vida, usando da capacidade de automatizar tarefas não para te deixar preguiçoso, mas sim produtivo!
Uma boa dica legal para começar é planejar o dia seguinte todo na noite anterior! Sim! Assim você ajuda o cérebro, mudando a realidade, evitando que ele crie “alternativas” para resolver algo e geralmente essas alternativas passam pela desistência, jogar culpa em outros, procrastinar, etc. Se você manter esse padrão automático do cérebro, sem planejamento e ação consciente, continua naquele tal ciclo de “idiotice”, que funciona assim:
- Situação ou fato leva a
- Despertar emoções que levam a
- Formar um vício!
E a interpretação que fazemos das coisas vem da programação. Assim, pessoas reagem ao mundo com a lente das suas próprias emoções. E se a pessoa tem o vício em emoções negativas formam-se memórias emocionais, que alimentam o ciclo da idiotice, trazendo mais do mesmo!
Por isso, a segunda dica de ouro é: evite as coisas tristes! Simplesmente não fale mais delas. Supere o passado!! Saia do costume de reclamar e comentar com outras pessoas de coisas ruins na sua vida apenas para se conectar com um grupo de pessoas.
A partir de agora, o que não puder evitar, tudo bem, mas quando puder, procure alimentar as conversas com coisas produtivas, desconverse quando falarem de coisas ruins, desvie para assuntos engrandecedores. Isso vai fazer uma grande diferença na sua vida!
Por fim, você tem que fazer a sua parte, agir e compartilhar as coisas boas que surgem na sua vida, como esse artigo, pois é muito importante que as pessoas saibam disso. Ajude os outros a dar um fim no idiota interior também!
No próximo artigo dessa série falaremos de vícios e medos humanos!
Fonte do artigo: Curso Mestre das Metas, Luz da Serra, 2022 e livro O fim do Idiota Interior, Bruno Gimenes, Editora Luz da Serra, 2022