Controlar ou dominar as emoções? Sim, existe uma diferença!

Você já pensou como seria se você pudesse controlar toda sua vida? Ter o poder para fazer o que bem entender? Você escolheria somente fazer as coisas que te agradam, não é mesmo? Não seria uma maravilha!!?

Ter Controle é manipular cada elemento sem exceção. (Imagem de HayDmitriy em crello.com)

Não! Não seria!

Ué… Por que não??

A ilusão de querer controlar tudo só te traz estresse, angústia, ansiedade, entre outros problemas! Todos os dias nos deparamos com promessas de facilidades e felicidades, ilusões que nos vendem, dizendo que basta ter isso ou basta fazer aquilo que vai mudar nossa vida completamente! Será mesmo? Criar expectativa é bom, mas não a alimente demais!

Se você reparar bem não precisamos mudar completamente de vida. Muita coisa funciona bem justamente porque não temos controle! Meio louco isso?? Pense um pouco: as coisas mais memoráveis na vida foram as surpresas no caminho, não foram?

Como você conheceu o amor da sua vida? Qual foi a sensação de experimentar aquela sobremesa pela primeira vez? Qual a sensação de ganhar um presente? Que emoções estão presentes nesse momento?

Então… porque estragar a surpresa? Pois bem!

Pare de se apegar à ilusão de controlar tudo na sua vida e passe a apreciar a falta de controle. Ou melhor, aprecie as circunstâncias inesperadas da vida! Isso faz a vida ter mais graça! É assim mesmo, sentir as emoções sem medo! Mas não se perder com elas!

Aliás, você agora pode entender uma sutil diferença entre ter controle de suas emoções e dominar elas!

O toureiro domina o animal sem precisar controlá-lo. (Imagem de Juan Manuel Rodriguez por Pixabay)

Controlar é ter de antemão todos os recursos e fazer escolhas já esperando certos resultados, sem imprevisibilidade. Ficou difícil? Pense no controle assim: ele é como se fosse uma marionete, você controla todos os fios, cada pequeno movimento, mas o boneco não tem vida, autonomia nenhuma! 

E o que seria domínio? É prevenção! É saber que algo pode acontecer, sem saber quando, como ou porquê! Mas você está preparado para quando vier! Pra ficar mais fácil: Pense no domínio como se fosse um touro bravo, num cercado, com um toureiro. Ele pode ser bravo, pode correr, brigar, lutar, mas vai estar sempre sob o domínio do toureiro habilidoso.

Entendeu a diferença? Da mesma forma, você não pode querer controlar as coisas que são naturais na sua vida, como as suas emoções. Não queira abafá-las, reprimi-las. Deixe que venham, cerque-a com todo o cuidado e aprenda com ela, afinal, essa é uma função da emoção. Você só vai dominar sua emoção quando você aprender a respeitar o espaço que ela precisa. Assim, também, você vai aprender com ela, ao invés de “brigar” querendo montar o touro bravo. Você vai pro chão! E pode se machucar muito!

Não é saudável querer ter o controle de tudo. É claro que você pode controlar sim muita coisa em sua vida. Pode controlar seus gastos, seu corpo, seu carro. Mas não pode controlar, por exemplo, o tempo! Você pode parar aqui e dizer:

_ Peraí! Tempo eu controlo sim!

O tempo é um recurso (que todos temos disponível, na mesma quantidade, todo dia), e que não vai esperar você pra nada! Você não controla o tempo, mas domina o que pode fazer com ele. Você pode, por exemplo, administrar seu tempo ao separar e priorizar as atividades que quer fazer,  organizar e executar. Da mesma forma, você não pode evitar a chuva, o frio, o vento, mas pode se adaptar a eles, com casacos e guarda-chuvas!

O surfista só consegue dar seu espetáculo se souber aproveitar as ondas (Foto de Life Of Pix no Pexels)

E nossas emoções, da mesma maneira, você não controla! Mas também não deve brigar com elas! Pelo contrário: dance com a emoção do momento! Um casal bem treinado pode desempenhar uma apresentação agradável para o público!

Quando você entende a diferença entre controle e domínio, você pode ter uma vida mais leve, pois sabe que uma hora ou outra algo fora do seu controle vai acontecer, mas você vai ter a mente treinada para saber lidar com o que vier! E vai gostar disso!

Que tal pensar nas emoções como ondas que vem e vão e você sendo o surfista que, sem as controlar, pode aproveitá-las da melhor maneira?

Pense nisso!

Fique atento(a) e acompanhe nossas publicações! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress